De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o bruxismo afeta cerca de 40% da população brasileira. Mesmo assim, muitas pessoas ainda não sabem o que é bruxismo ou o que ele pode causar.
O bruxismo nada mais é do que uma desordem funcional. Ele é caracterizado pelo apertar ou ranger dos dentes durante o dia, sendo mais comum à noite durante o sono. Isso traz diversos malefícios para a saúde, além de lascar, fraturar, soltar ou achatar os dentes.
Você também tem dúvidas sobre o que é bruxismo? Então, continue a leitura e confira as principais dúvidas respondidas sobre esse assunto!
Quais são as principais causas do bruxismo?
Normalmente, o bruxismo aparece na infância e costuma desaparecer na vida adulta. Assim, existem diversas razões psicológicas ou físicas que podem levar a uma pessoa a desenvolver o bruxismo. Dentre elas:
- estresse, ansiedade, raiva, tensão e frustração;
- problemas de sono (como a apneia do sono);
- alinhamento anormal dos dentes;
- refluxo ácido estomacal;
- efeito colateral de alguns medicamentos (como antidepressivos);
- uso de substâncias estimulantes (cigarro, álcool, cafeína ou drogas);
- dentre outros.
Quais são os sintomas do bruxismo?
O que mais caracteriza o bruxismo é o apertar ou ranger dos dentes que, como citamos anteriormente, causam dentes achatados, lascados, soltos ou fraturados. Além disso, o esmalte natural é desgastado e expõe as camadas mais profundas dos dentes. Também há:
- dor na face e mandíbula;
- aumento da sensibilidade dentária;
- sensação de dor de ouvido;
- dor de cabeça;
- recuos de língua; e
- outros.
Quando devo consultar um médico?
Se os seus dentes estão desgastados, sensíveis ou danificados e você apresenta os sintomas que citamos neste conteúdo, é recomendado consultar um médico para fazer uma avaliação da sua saúde e propor o melhor tratamento.
Qual é o tratamento para o bruxismo?
O dentista pode recomendar o uso de placas oclusais para que você evite o ranger e a pressão nos dentes durante o sono. O especialista também indicará alguns exercícios para relaxar os músculos durante o dia. Além disso, mudar alguns hábitos também pode ajudar, tais como:
- investir em uma alimentação saudável;
- não mastigar com força;
- praticar atividades físicas;
- evitar o consumo de drogas e álcool;
- encontrar maneiras alternativas para aliviar o estresse.
O mais importante é manter as suas visitas ao dentista regularmente. Somente um profissional qualificado e especialista no assunto pode ajudar a descobrir a real causa do seu problema e indicar o melhor tratamento.
Que tal aproveitar e agendar a sua consulta ao dentista agora mesmo? Entre em contato conosco!